Último desafio informático

Durante a última semana, temos investido bastante tempo na tentativa de trazer do mundo dos mortos duas máquinas vintage da Apple. Este é um novo desafio, uma oportunidade de aprendizagem e capacitação a nível pessoal, uma adição de novas competências ao leque de ferramentas, um manifesto à obsolescência programada e uma recusa por enviar para um aterro máquinas que ainda poderão voltar a funcionar.

Ambos os Powermac’s estão mortos e apresentam várias anomalias e falha de componentes, inclusive as fontes de alimentação foram desta para melhor. Aos poucos têm vindo a ser isolados todos os problemas e encontradas soluções reutilizando materiais antigos que nos foram cedidos ou que estavam esquecidos na casa dos pais.

Mais uma vez o nosso amigo Melo tem sido impecável ao disponibilizar componentes obsoletos, mas que estão a ser bastante úteis neste processo.

Já se testaram, e estamos no processo de adicionar ou modificar as placas gráficas, as memórias e os discos. Os sistemas operativos já estão actualizados, mas sem fonte de alimentação as máquinas não trabalham, pelo que é imperativo resolver a situação. Como a hipótese de encontrar fontes originais, em segunda mão e a funcionar na perfeição são quase impossíveis, decidimos pôr mão na massa e converter os cabos das fontes originais para poderem funcionar em fontes ATX mais recentes.

Hoje foi dia de organizar, cortar, descarnar, ligar, soldar e proteger os inúmeros cabos codificados por cores dependendo das diferentes voltagens. Este processo ainda não está terminado pois todos os cabos têm posições trocadas e é uma tarefa para ser realizada com calma e atenção redobrada.

Esperamos conseguir devolver vida a estes dois bichos. um Powermac G4 Gigabit Ethernet Duplo processador 500Mhz de 2000 e um Powermac G4 Mirror Drive Door Duplo processador a 1000Mhz de 2002.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s