Pelas montanhas do centro de Portugal – parte 2 – Quinta do Vale

A meio da semana passada, tivemos a oportunidade de visitar, a nosso ver, um dos melhores projectos de regeneração que existem no nosso país.

Depois de alguns anos de nos seguirmos mutuamente via internet, chegou a altura de nos conhecermos pessoalmente e observarmos o paraíso que a nossa amiga Wendy Howard tem vindo a construir. Ela é uma inspiração e tem feito um trabalho excelente na Quinta do Vale e tal como nós, divulga o seu trabalho no blog Permaculturing in Portugal e na página de Facebook da Quinta do Vale. A Wendy tem vindo a transformar esta quinta abandonada ao longo dos últimos 7 anos e não dá para imaginar a quantidade de trabalho que está feito no espaço. Para isso, ela conta com a ajuda de voluntários e aos poucos vai criando também condições para os acolher da melhor forma.

Na visita que teve a amabilidade de nos fazer aos espaços e conceitos, mostrou-nos terraços cheios de vida com valas de inflitração, plantas bem adaptadas e em crescimento exponencial, bem como centenas de espécies plantadas em locais estratégicos segundo os princípios da permacultura, como parte dos sistemas regenerativos do solo.

A água é abundante e existe por todo o lado, em reservatórios, em cascatas, em lagos e também a alimentar a micro hidrica para geração eléctrica. Os edificíos de xisto têm vindo a ser reconstruídos utilizando técnicas de bio construção com pedra, madeira, argila, areia e cal, e tudo com bom gosto, bem… um sonho para quem ama a natureza! Tal como nós, optou por uma simplicidade voluntária e embora pudesse ocupar qualquer uma das casas da quinta, continua a viver no seu modesto yurt! Sentimo-nos previlegiados por nos termos cruzado com ela nesta vida e resta-nos apenas sonhar que um dia consigamos atingir um nível de desenvolvimento semelhante ao da Quinta do Vale.

A Wendy segue o nosso projecto, admira e apoia o nosso percurso, e também a nossa visão e a versatilidade de ocupação que fazemos no espaço, devido aos conceitos móveis que concebemos. Para nosso contentamento, decidiu investir em nós através do trabalho executado ontem pelo Génio da Maçã, ao recuperarmos o seu velhinho macbook pro de 17”, que em breve regressa às montanhas do centro de Portugal.

Ficou prometida visita ao nosso humilde espaço, assim que tiver disponibilidade para se deslocar até nós! Beijo Wendy, obrigado por tudo, Até Breve! 😉

Aqui fica o seu video de apresentação:

As fotografias da Quinta do Vale no Pinterest:

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s