Caracóis e Progresso na Horta

Relativamente ao controlo natural de caracóis a nossa pequenota tem feito um trabalho de louvar. Ao mesmo tempo que se diverte e exercita, ajuda-nos no controlo dos gastrópodes que atacam as culturas. Adora apanhá-los para juntá-los num recipiente maior onde ficam em repouso até chegar a hora fatídica! Se eles não existissem, provavelmente não teriam como destino o nosso prato, mas em permacultura os problemas transformam-se em oportunidades!

A horta está a evoluir, aos poucos estamos a experimentar consociações, observar e a intervir quando necessário. Destacam-se os espinafres que estão enormes e em breve vamos começar a colher em quantidade de forma a não retirar as plantas, mas apenas retirar o necessário para incluirmos na nossa alimentação.

Pequenos Arranjos e Finalização do Painel

Durante o dia de hoje estivemos a tratar de desmontar cabos e suportes que estão a mais na carrinha, aproveitando para retirar uma suposta fonte de luz interna que sempre esteve desligada e que nem tinha lâmpada. Removemos ainda a antena de rádio que não é utilizada e cujo suporte está com as borrachas destruídas o que ao longo dos anos foi criando zonas de infiltração de água para o interior da chapa, o que se traduziu em ferrugem que acabou por passar para o aro da porta na carroçaria. O problema parece ter solução simples. Retirámos a ferrugem presente, os parafusos moídos e ferrugentos, o cabo e os suportes da antena de rádio. Em breve vamos tratar a ferrugem, aplicar uma protecção e fechar completamente estes orifícios com betume de fibra.  Por fim um esmalte branco metálico e está pronto! Terminámos ainda a instalação definitiva do painel eléctrico que criámos recentemente aproveitando para reutilizar e fixar também um suporte de telemóvel! 😉

Finalmente – Refrigeração 12v

Depois de quase quatro anos a procurar e a aguardar pela solução mais económica e a com menor gasto energético a nível de refrigeração, finalmente chega-nos a resposta. Como sempre, apostamos na simplicidade através da redução da nossa necessidade. Para muitos a capacidade não seria suficiente, para nós é exactamente o que é necessário. Contamos agora com um pequeno Frigorífico/Congelador de 31 litros, portátil, com compressor e ficha de isqueiro a 12v. Desta forma conseguimos refrigerar 31L de alimentos utilizando apenas a nossa bateria de 78Ah e o Painel fotovoltaico de 130w, sem a necessidade de adquirir um bom e caro inversor de corrente. Outra grande vantagem é que também pode ser utilizado na nossa carrinha quando o projecto estiver em movimento! Iniciámos recentemente os testes e assim que houver novidades publicamos. Tem-se mantido entre os 3 e os 10ºC  tal como definimos! 😉

Instalação 12v na Carrinha

Durante o dia de ontem e hoje, fizemos a instalação de raiz do sistema eléctrico a 12v dentro da carrinha. Apenas existia uma coluna velha com um cabo ressequido e sem qualquer utilidade. Não tinha rádio, nem ficha de isqueiro para se poderem alimentar aparelhos a 12v ou 5v. Criámos um sistema paralelo a partir da bateria para não mexer no sistema que leva carga para a ignição, complementado com um fusível de 15amp no polo positivo que leva a corrente até um interruptor que pode ligar ou desligar todo o sistema, ou seja tanto a ficha de isqueiro que adicionámos, como também o rádio. Adicionámos colunas novas e mais potentes, mas para o efeito tivemos de criar um painel de madeira para a consola e suportes para as colunas. A maioria dos componentes são reutilizados bem como toda a madeira. Como não havia coluna nem suporte no lado do passageiro, tivemos de inventar tudo incluindo uma caixa de coluna para alojá-la e um sistema de fixação à carrinha. Todos os cabos foram cravados e soldados com sistemas de fácil manutenção e desmontagem! Demos mais um passo no restauro da carrinha e já temos sistema de som e alimentação para outros aparelhos e um possível sistema de refrigeração! 😉

O Dia Todo Nisto!

Antes que a chuva pense em regressar, tive de fazer-me à vida e hoje foi o dia todo a descascar o chão da carrinha. Quando pensei que estava quase no fim, lembrei-me que se é para fazer é para fazer bem e chegar a todos os espaços. Hoje passei da caixa para a cabine do condutor. Ataquei o mais que pude aqueles cantos inacessíveis, os ângulos impossíveis e assumi posições esquisitas que tive de adquirir para poder decapar o máximo possível. Desmontei bancos, depósito de água do pára brisas, tapetes, foles, etc… Que pincel! Estou todo partido, está quase mas ainda falta!

Energia e Eficiência

Catalisar, armazenar, gerir, optimizar e conservar, são verbos que aplicamos a todas as formas de energia. Nos últimos dias temos despendido de bastante energia pessoal, com o trabalho de restauro na carrinha. Sempre que as condições são favoráveis, armazenamos a energia que o Sol e o nosso sistema fotovoltaico permitem. No dia-a-dia gerimos, optimizamos e conservamos pela forma como a gastamos, abdicando de transformadores a 220v de uso ineficiente e convertendo os aparelhos eléctricos que necessitamos para uso directo a 12v, utilizando a energia eficientemente. As plantas do nosso jardim fazem-no de forma perfeita e agradecem o nosso impulso aproveitando o máximo de recursos que podem para se desenvolver.

Na sequência do mesmo assunto, hoje procedemos ao restauro e à conversão de uma máquina de depilar da Braun, com cerca de 20 anos. Tinha deixado de funcionar há algumas semanas e depois de aberta e identificado o problema, tratámos de a reparar e aproveitámos ainda para eliminar o transformador e ligar directamente ao quadro eléctrico a 12v. É bastante económica, gastando em potência máxima apenas 3,6w ou seja 16 vezes menos que uma lâmpada de incandescência de 60w.

Também nós, precisamos de carregar as baterias internas e com o calor que se fez sentir hoje,  foi dia de usufruir de um merecido descanso à sombra da figueira na cama de rede e no interior do abrigo hobbit, que em dias de verão, são os locais mais frescos e com mais sombra no nosso espaço.

Ao fim do tarde, uma visita à praia e um mergulho no mar para libertar, expandir e abastecer! Ao observar conscientemente o que nos rodeia, constatamos que a própria água do mar, ao recuar na areia, utiliza o caminho mais eficiente e de menor resistência, formando os padrões dendríticos que se podem ver nas imagens 😉

Descasca, descasca, descasca!!!

Nos últimos dias temos continuado com o processo de restauro e decapagem do chão da carrinha. Tem sido uma tarefa longa e árdua, mas já temos também as cavas das rodas prontas. Hoje, para nosso azar a rebarbadora parou, curiosamente depois do período de descanso do almoço. Ainda pensámos inicialmente que poderia ser necessário proceder à substituição das escovas, mas depois de desmontada a máquina, observámos que um conector metálico se tinha quebrado. Restaurámos a ligação feita pelo conector das escovas,  limpando os contactos, expondo nova secção do cabo e soldando no ponto de conexão. Regressou à vida e trabalhou o resto da tarde! 😉 Estamos perto da conclusão da fase de decapagem e contamos já esta semana, tapar os pequenos buracos e se possível pinta definitivamente com o esmalte metálico preto!