Compostagem / Composting

Como forma responsável de gestão dos resíduos no nosso espaço e incorporação dos mesmos no ciclo de produção alimentar, utilizamos compostores para transformar restos vegetais, aparas de madeira, serradura, cinza e resíduos humanos em fertilizante natural que será aplicado no trabalho de reparação e recuperação da fertilidade do nosso solo.
No final do ciclo de degradação dos resíduos e transformação pela micro biologia do solo juntamente com minhocas e fungos, obteremos um composto (húmus) rico em nutrientes, com uma enorme capacidade de retenção de água e sais minerais que estão disponíveis para as plantas que forem fertilizar.
Desta forma, fechamos ciclos, os nutrientes que produzimos são geridos, processados in loco, não é contaminado nem utilizado qualquer meio aquoso para a resolver o que é considerado um problema nos sistemas convencionais e que não se resolve por uma descarga de água no sanitário.
Neste momento temos dois compostores. O primeiro ficou cheio há algum tempo e está neste momento em descanso durante um ano e meio a dois anos. O novo e temporário compostor estará em utilização nos próximos meses.

1º Compostor (Evolução até Maio de 2016)

 

Outros compostores

 

 

Anúncios