Refrigeração Solar 12v / 12v Solar Refrigeration

portugal-flag-icon

Actualização (Maio de 2017) – Depois de quase quatro anos a procurar a solução mais económica e a com menor gasto energético a nível de refrigeração, finalmente chega-nos a resposta. Como sempre, apostamos na simplicidade através da redução da nossa necessidade. Contamos agora com um pequeno Frigorífico/Congelador de 31 litros, portátil, com compressor e ficha de isqueiro a 12v. Desta forma conseguimos refrigerar 31L de alimentos utilizando apenas a nossa bateria de 78Ah e o Painel fotovoltaico de 130w, sem a necessidade de adquirir um bom e caro inversor de corrente e em princípio sem a necessidade de adicionar mais painéis ou baterias. Iniciámos recentemente os testes e assim que houver novidades publicamos.

Julho de 2016 – Depois de bastantes experiências parece que chegámos a uma solução para criar um sistema que nos permitirá refrigerar alimentos utilizando o sistema fotovoltáico. Qualquer uma das soluções testadas anteriormente não foram as mais adequadas à nossa situação pelo que necessitaremos de adquirir um inversor de corrente potente. A arca frigorífica que trocámos por serviços, revelou consumir mais que o nosso antigo frigorífico. Parece-nos que a solução passará primeiro por investir no referido inversor para testar no mundo real os consumos em amperes no nosso sistema 12v. Caso seja necessário, a única solução será investir em mais baterias e mais painéis fotovoltáicos ou então desistir de todo de ter alimentos refrigerados e optar por alimentos conservados das mais diferentes formas existentes.

Processo:

1ª Experiência – Maio de 2015

2ª Experiência – Novembro de 2015 – Conseguimos a Arca (limpa a fundo e testada):

3ª Experiência – Maio de 2017 – Finalmente a Solução (a mais económica a nível financeiro e a nível de gasto energético) – Frigorífico/Congelador de 31L com compressor.

Anúncios