O Que Dizem Sobre Nós

main_graphic_testimonials
portugal-flag-icon
Nesta página ficarão documentados testemunhos que a comunidade, amigos e apoiantes do mundo real e virtual deixaram relativamente a nós e ao nosso projecto.

(Contabilista / Terapeuta) Carla, Ricardo e Bia – “Queremos agradecer aos três a forma hospitaleira como fomos recebidos na Permabio. Adoramos fazer a viajem pelo projecto e ver a materialização de tantas coisas que cá em casa conversamos. O espaço está acolhedor, pensado, organizado, e aproveitado no seu todo.Todos os elementos têm mais do que uma função, logo a criatividade é coisa que não falta ao Paulo e à Maria.
Adoramos o engenho do Paulo e a forma simplista como quase nos convence ser fácil também nós conseguirmos criar algo semelhante. Fomos de facto recebidos de coração aberto e adoramos a conversa solta, franca e aberta.
Bem Ajam!”

(Terapeuta, Artesã, Criativa) Nádia e família – “…Uma tarde em Permabio deu-me a mim e aos meus, fé no ser humano, (algo que por vezes preciso cultivar…ou não), ao olhar nos olhos o olhar assertivo e apaixonado do Paulo, a firme e atenta determinação de Maria e a doce e encantadora magia de Gaia. Ao senti-los, ao olhar o seu terreno, a sua floresta, as suas sementeiras e plantações, ao olhar a sua casa, tão confortável, construída com as suas próprias mãos, no meio de tudo e de todo o improvável, ao ver e saborear os seus produtos artesanais e naturais, o seu trabalho que os vai sustentando, ao ouvir as suas histórias, determinação, verdades, aprendizagens, sabedoria, sonhos, dificuldades, planos, concretizações e arte. Permabio é um projecto humilde, audaz, ambicioso e consciente, em caminhada, em passos assertivos, rumo à biodiversidade e à concretização do sonho de que é possível ir criando a nossa vida, ao nosso ritmo, segundo a nossa natureza, sem dependências de sistemas bolorentos e destrutivos com os quais discordamos e temos o direito de escolher não alimentar.
Seres que se dispõem também a abrir as suas portas a outros sonhadores para troca de impressões, conhecimento e fé. A quem este testemunho tocar, desafiem-se a contactar Permabio, o seu espaço, produtos, partilha e companhia. É também uma forma de ajudar à expansão deste sonho, deste rumo, não só da Permabio como o nosso, o de todos ao nosso ritmo e segundo a natureza de cada um. Muito obrigado Paulo, Maria e Gaia. Um doce e forte abraço e ate já.”

(Apoiantes do Projecto/ Seguidores) Cátia e Fernando – “Eu e a minha esposa tivemos o prazer de visitar o espaço da Permabio anfitreados, obviamente, pelo Paulo e pela Maria. Tudo o que nos foi mostrado é de facto fruto de imensa coragem, dedicação, criatividade engenhosa e, sobretudo, amor. Amor pela vida ao saber viver com os recursos oriundos da Natureza sem praticamente dependências do sistema económico que rege o país. Todas as construções e seus acessórios estão optimizadas de modo ao aproveitamento totalmente eficiente sem prejudicar nada do que é natural nem do espaço natural composto por terra, ar e água. Ficámos dislumbrados e ganhámos conhecimento de uma forma de viver moderna, pura, natural e liberta.Obrigado Paulo e Maria!”

(Apoiante do Projecto/ Seguidora) Liliana Rodrigo – “Muito obrigada pela hospitalidade e pelo privilégio de participar num dia da vossa vida e beber do vosso estilo de vida. Foi uma aprendizagem e uma vivência única, que me mostrou que é possível! Estou grata pela imensa informação, pela energia decidida e determinação e pela inspiração que acabam por ser. Pude relembrar que o mundo e nós mesmos estamos sempre a mudar e que temos de viver cada momento mas sempre a melhorarmos e a prepararmo-nos para o que virá. Obrigada pela oportunidade, que veio no momento que estava destinado, no meio do meu percurso também como pessoa. Admiro a atitude desperta de coragem, a liberdade em consciência e o respeito imenso pela natureza. Espero também ter contribuído com algo especial da minha parte.”

(Apoiante do Projecto/ Seguidor) Frederico Carolino – 29/3/2016 – “Conheci o Paulo e a Maria por acaso (ou destino) e desde então comecei a acompanhar o projecto Permabio como se fizesse parte dele, vejo-o crescer de dia para dia, a ganhar consistência e a mostrar, a quem se reconhece nesta forma de viver, uma inspiração e exemplo a seguir.
Para além dos produtos e serviços de alta qualidade, feitos com amor, carinho e dedicação que tive o prazer de experimentar, conhecer-vos, perceber as dificuldades, mas principalmente a coragem, a força e a resiliência para superá-las e a felicidade e a naturalidade com que a transmitem, faz-nos sentir que é possível e desperta-nos para o que realmente importa… para um modo de vida holístico, sustentável, em comunhão com a natureza. Obrigado por tudo o que representam! ;)”

(Formadora de Herbalismo Medicinal) Isa Baptista – 22/10/2015 – “Os sonhos são importantes, porém as acções são ainda mais e este casal soube gerir ambos da melhor forma possível. Depois de nos termos conhecido num workshop de plantas medicinais, comecei a acompanhar o blogue do projecto Permabio, porque além dos valores e da identificação com o estilo de vida proposto, são o espelho de algo em que acredito. Quando nos apercebemos do ponto a que chegámos enquanto civilização, as ameaças ambientais que nos batem à porta, o crescimento vertiginoso dos problemas de saúde relaccionados com o stress, a má nutrição, os agroquímicos, confronta-mo-nos com uma realidade que grita pela mudança; ainda assim, a percentagem que rege a maioria prefere ignorar a urgência do retorno à Terra, ao que realmente somos fora de uma matriz que já não acompanha as reais necessidades da natureza humana, apoderando-se da mesma e fazendo dela refém deste desenraízado modo de vida contemporâneo. Este projecto é a prova de que é possível inverter o ciclo de decadência a que nosso “modus vivendi” nos confinou, de que é urgente o regresso à terra, o regresso a Nós. Que este seja um auspicioso começo de uma nova Era.”

(Apoiante / Seguidor) Hugo Silva – 28/09/2015 – “Há algum tempo que eu e a minha namorada andávamos a discutir ideias sobre como poderíamos minimizar o nosso impacto no mundo que partilhamos com tantos seres. Já fazíamos tudo o que é possível fazer (pensávamos nós) para deixarmos o minimo de vestígios. Foi então que surgiram vocês com este projecto de vida tão cheio e pleno de boas vibrações, quando procurávamos novas formas de fazer uma transição para um modo de vida mais sustentável. A vossa partilha do trabalho árduo e dos passos que vão dando aos poucos para uma vida que vos faz sentido, acabou por fazer também sentido para nós e assim, demos também nós os primeiros passos numa nova direcção. Graças à inspiração que muita gente nos traz, onde obviamente vocês estão incluídos, fizemos essa mudança e estamos bastante gratos pela partilha constante que vão fazendo, de onde retiramos sempre algum tipo de aprendizagem. Desejo-vos todo o sucesso possível para este projecto de vida feito com tanta compaixão pela natureza!”

(Cantautora) Christina Quest – 25/09/2015 – “Todos os dias, num frenesim, de casa para o trabalho, do trabalho para casa. Apenas uns soslaios de convivência semanal com os que mais amamos, até chegar ao fim-de-semana e ter tempo para o que realmente importa. Muitos se identificarão com este estado de letargia. Muitos já desabafaram: “ Um dia largo tudo e vivo do que a terra me dá”, mas depois, adormecem de cansaço e adormecem esse pensamento pois querem continuar a usufruir do conforto. O projecto PermaBio de Paulo Lemos e família, representa essa voz que não adormeceu, pelo contrário, cresceu e cresceu e não fez uma, mas duas vezes o sonho a que se tinha proposto. Tenho a certeza que o fará crescer as vezes que forem necessárias. O seu ideal de vida, a representação viva de um projecto enorme que ainda terá muito a nos ensinar, a nós, que nos mantemos adormecidos. As mãos, a mente e o coração gigantes que meteram mãos à obra e criam, dia-a-pós dia, algo que tanto me dá prazer em ir vendo crescer – O Homem, ao acreditar no seu equilíbrio com a Terra, saberá melhor viver em harmonia e espalhar, amor e inspiração a outros que queiram acreditar com ele. Nem tudo está perdido.”

(Apoiante do Projecto) Inês Mendes – 24/09/2015 – “Conheci a Permabio por acaso mas desde logo me rendi. Eu que não percebo nada de Permacultura, este projecto veio abrir-me todo um horizonte infinito de conhecimento por este tema de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Vocês são um exemplo a seguir e mostram ao mundo que é possível ser LIVRE, que o dinheiro não é o mais importante, mas sim ter ideais e lutar por eles. Sempre convosco”

(Professor) Ricardo Raposo – 22/09/2015 – “O projeto PermaBio é mais que um simples projeto, é toda uma visão do funcionamento da natureza e do nosso relacionamento com ela. Já dizia o nosso Almada Negreiros, “Não temos mais remédio do que ir aprender tecnicamente como funcionam estas coisas tão naturais! O Mundo da Natureza é o modelo dos modelos de todas as maquinarias, porque não havemos então de acertar também o mundo social no seu próprio funcionamento?”. Penso que este excerto resume bem o que é a Permabio. Parabéns por todo o amor, carinho e dedicação que têm demonstrado nesta grande caminhada, a VIDA. Grande Abraço”

(Economista, defensora do desenvolvimento sustentável) Luísa Mano – 21/09/2015 – “Sabemos há muito que a ação da humanidade na Natureza, com a exploração intensiva dos seus recursos, tem tido efeitos perniciosos. Já existe evidência científica que essa ação está a provocar alterações climáticas no planeta. No entanto, também sabemos que não é uma inevitabilidade, que a utilização dos recursos pode ser sustentável. O projeto Permabio prova-o. Mostra como é possível, na prática, atuar de outra forma, com respeito pela Natureza, utilizando apenas o necessário, reutilizando ao máximo o já existente e reduzindo ao mínimo o impacto no meio ambiente. É um projeto de amor, pela Natureza e pelo próximo, com uma vincada atitude educadora, sem paternalismos. São projetos como este que mantêm a vela da esperança no futuro acesa. Bem hajam, pelo vosso bem agir!”

(Barbeiro e Entusiasta de Permacultura) Jorge Teixeira – 21/09/2015 – “Conheço o Paulo há mais de 13 anos, sendo ele um homem determinado a chegar a bom porto nos seus projectos, sempre com empenho onde dá tudo dele para realizar os seus ideais de vida. Um dia falou-me em permacultura, o seu conceito holístico, e colocou-me a par da sua vontade em fazer vida autónoma, resiliente e simples. E assim vi nascer a Permabio, primeiro com os seus sabonetes, depois bálsamos, velas de cera de abelha, e quando dei conta já o Paulo avançava a passos largos mas seguros, em novos projectos eco-sustentáveis. A Permabio não é um projecto. A Permabio é o Paulo. É o corpo que expõe a Alma de um grande Homem da Terra. Bem hajam!!”

(Técnico de Electromedicina / Permacultor) Paulo Alves – 17/09/2015 – “Um projecto inspirador, em prol de um futuro melhor e mais sustentável. Que prova que os sonhos podem ser tornados realidade e existem outros caminhos. Obrigado pela partilha irei acompanhar o vosso projecto. Um grande bem haja”

(Professora, Permacultora) Ângela e (Tubista) Kico– 11/05/2015 – “Conhecemos a Permabio quando começámos a focarmo-nos nas soluções em vez de nos problemas. Seguimos o blog com afinco e dá-nos sempre motivação e inspiração quando as coisas estão mais trabalhosas. Apesar de não conhecermos o projeto pessoalmente, estamos gratos pela informação, organização e sentido de que é possível, que retiramos de cada publicação. Torna-se claro que todo o projeto assenta em simplicidade, transparência, humildade, amor e planeamento, muito planeamento. Obrigada e até breve.”

(Bióloga / Hoop Dancer e Físico / Escritor) Filipa e Pedro – 13/04/2015 – “Conhecemos o P. e a M. por um acaso. No entanto, o impacto que tiveram na nossa vida é impossível de expressar por palavras. A inspiração, força, capacidade de inovação e de resiliência que nos transmitiram fizeram com que nós, numa altura em que duvidávamos dos nossos próprios sonhos e capacidades, decidíssemos antes tomar as rédeas da nossa vida, voltando ao nosso caminho em direcção a uma vida mais independente, auto sustentável, resiliente e feliz. A forma como transmitem a sua paixão é contagiante! A Permabio é mesmo um trabalho de amor e dedicação, visionário de um mundo melhor e da superação das limitações que criamos sem sabermos. Tivemos também a oportunidade de experimentarmos os produtos ecológicos da Permabio, e recomendamos totalmente a qualquer pessoa interessada em produtos de alta qualidade. Força P. e M. para seguirem o vosso sonho! Contem connosco para o que precisarem ;)”

(Apoiante / Aficionada de Permacultura) Tina Reis – 06/03/2015 – “O P. foi a minha fonte de inspiração para uma grande mudança, embora com pequenos passos, muitos deles aprendidos com o projecto Permabio. São pessoas com esta energia que mudam o Mundo! E é nesse mundo que todos temos o direito de viver, um lugar de Paz e Amor, extensíveis a todos os seres vivos! Obrigada por todos os ensinamentos, continuo atenta e a torcer pelo maior dos sucessos para este projecto. See you soon! ;)”

(Arquitecto / Permacultor) João Jorge – 13/02/2015 –  “Devo destacar por um lado, a qualidade comprovada pessoalmente dos produtos, realizados com excelentes matérias primas e com suma dedicação, por outro, a surpreendente organização e planeamento de todo o espaço, onde foram capazes de criar instalações com uma qualidade estética e funcional únicas. Organização + funcionalidade + (…) = Qualidade. Os meus parabéns Amigos!”

(ApiCosta) Luís e Sónia Costa – 13/02/2015 – “Confiar em alguém que tem os pés firmes no chão e aposta na beleza dos Sonhos. O que dizer… estamos com vocês!! Para nós o projecto faz com que nos conectemos com aqueles que nos fazem lembrar quem somos e o que viemos aqui fazer.”

(Mindscape Designer, Permaculture Designer, Architect) Luis Amaral – 10/02/2015 – “A Permabio é uma história de visão e convicção. Um exemplo de paciência e resiliência. Há já alguns anos que os caminhos da sustentabilidade alternativa e da Permacultura proporcionaram vários momentos de convergência e agradável convívio com o P. e a sua companheira. O tempo e as coincidências, têm-se encarregado de nos aproximar. E não posso deixar de me solidarizar com a forma inteligente, inclusiva e simpática como este bonito projecto tem evoluído e construído o seu caminho com espírito aberto, positivo e confiante! Já sabem, amigos, no que eu puder e vocês necessitarem… Contem comigo!”

(Permaculture Designer and Educator) Sílvia Floresta – 10/02/2015 – “Existem pessoas realmente inspiradoras e o P. e a M. encaixam neste padrão! Ao entrar no pequeno terreno sentimos logo o carinho e amor pela terra, sentimos cheiro a menta no ar, árvores, arbustos, flores a reflectirem todo o carinho que têm pela terra, recolha de água da chuva com aroma doce e tratada com respeito, Galinhas felizes e uma casa móvel (yurt) encantadora e cheia de amor em todos os recantos, sentimos um leve cheiro a sabão de canela caseiro no ar. O tempo passa a correr com conversas interessantes. Quem conhece este projecto sabe que deixa saudade! Força para a nova mudança e grande e forte abraço.”

(Believe in Portugal) Andresa Salgueiro -10/02/2015 – “O projecto Permabio talvez seja dos únicos onde nos sentimos mesmo em casa, apesar de parecer que estamos de férias noutro país. Viver de forma alternativa, por vezes, torna-se viver com algum desconforto e insegurança, coisa que com a Permabio é de todo o oposto. As condições vivenciais da casa, a comida, os produtos que fabricam, entre outros, são sem dúvida o mais local e português que se possa ter, num contexto de saúde, ecologia e sustentabilidade. Aliado a isto, há uma enorme coragem de fazer diferente e de querer viver em sintonia com o que o coração “sussurra” mas também com o que a natureza propõe. É sem dúvida um projecto para belivar e dar força para continuar em frente, replicando o mais possível, em vários pontos do nosso país. Parabéns!”

(MiniCasas Portugal) João Neves & Karolien van Eck – 10/02/2015 – “Acompanhamos o projeto Permabio desde o inicio e é com enorme prazer acompanhar a sua evolução em todos os sentidos. A determinação, empenho e qualidade são elementos que podem servir de exemplo para outras pessoas, pois Permabio nunca baixou os braços, estão assim de parabéns com um trabalho digno e uma forma de viver diferente.”

(Transição Linda-a-Velha) Gonçalo Pais – 05/02/2015 – “Já vi muitos projetos semelhantes, mas nenhum tão cuidado no detalhe, no pormenor, enfim a incorporar o sentido estético no sentido prático e funcional. É verdadeiramente “holístico” o que conseguiram. Merecem, SEM DÚVIDA, um espaço para mostrarem o que se pode fazer para melhorar o mundo! Bem hajam.”

(Biovivos) João Henriques – 05/02/2015 – “Permacultura High Quality da PERMABIO! Muito bom! Parabéns e muita força.”

(Quinta do Lúzio) Afonso David – 07/05/2014 – “O P. é um corajoso e um jeitoso. O caminho que faz é muito honesto e apesar de discreto, espero que inspire muita gente. Gosto de seguir o que vai fazendo.”

Queres Conhecer a Nossa História?
Apoios